Re: [shell-script] monitorar serviços on line

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] monitorar serviços on line
Date: Mon, 15 Jan 2007 14:28:48 -0200

Fala Rafael,
eu faria isso em partes:
1 - No host remoto um script (daemon) que monitora o serviço que vc deseja e
qdo o serviço cai, manda um aviso para um determinado socket
2 - No host local um script (daemon) que fica escutando o socket e dispara
uma rotina para te mandar um alerta qdo receber algo por aquela porta.

Para gerar um daemon faça-o na inittab, mas para colocá-lo no ar
instantameamente, faça:

nohup /caminho/do/programa &

em seguida feche a sua seção.

Para comunicação via sockets, há uns 2 ou 3 dias houve uma grande troca de
e-mails sobre nc (ou netcat).

Abração,
Julio
:wq