Script para renomear arquivos

From: Rodrigo
Subject: Script para renomear arquivos
Date: Sun, 18 Feb 2007 12:48:24 -0000

Amigos,

Estou bolando um script para renomear arquivos retirando dos nomes
destes os espaços em branco e substituindo-os por "_" (sem as aspas).
Para isso o script lista todos os arquivos e grava noutro arquivo os
nomes deles com a devida substituição feita:

arquivo_teste_1
arquivo_teste_2
arquivo_teste_n

Estou encontrando dificuldade pra criar as variáveis que assumirão os
nomes, uma variável para cada nome de arquivo, como por exemplo:

nome1=arquivo_teste_1
nome2=arquivo_teste_2
nomen=arquivo_teste_n

Para isso eu tentei o seguinte:

i=1
for n in `cat arquivos`
do
        nome$i=`echo $n`
        i=`expr $i + 1`
done

Mas estou recebendo erro de "comando não encontrado" quando executo
esse trecho.
Alguém poderia me ajudar? Peço desculpas pois estou aprendendo por
conta própria.
Agradeço a atenção de vocês.

[]s.

Rodrigo