Dúvida Arquivos

From: Regis Gasparoto
Subject: Dúvida Arquivos
Date: Mon, 2 Apr 2007 02:33:09 -0300

Fico muito grato em poder contar com a ajuda de todos no meu primeiro dia de
lista.

Estou com dois problemas bem problemáticos.
Primeiro eu preciso fazer m script em shell que troque a extensão de um
arquivo informado pelo usuário. Por exemplo, eu peço para o usuário digitar
o nome do arquivo que ele quer trocar a extensão, e por fim para que ele
digite a nova extenção deste arquivo, entao eu procuro no diretorio onde
esta o arquivo, localizo e então eu troco a extensão dele pela nova.
Ai surge a duvida, existe alguma função para isso, ou vou ter que copiar
este arquivo com a nova extensao e depois deletar o arquivo antigo, ou tem
uma maneira mais facil... Se alguem tiver algum código pareciso, igual, ou
que ajuda FICAREI MUITO GRATO.

E por ultimo, tb tive muitas dificuldades em fazer em um dado diretorio
fazer um exame recursivo sobre todos os arquivos deste diretorio e
apresentar somente o nome e a data de modificação mais recente dos arquivos.
Peço ajuda aos amigos aqui também se tem alguma função para tal ou se alguem
possui algum codigo base.

Agradeço a TODOS que puderem ajudar!!!
A lista eh 10