Re: [shell-script] Verificar sussesso do comando ping

From: Flavio Junior
Subject: Re: [shell-script] Verificar sussesso do comando ping
Date: Thu, 19 Apr 2007 15:26:44 -0300

Uma boa alternativa seria essa:

junior@babalu:~$ if ping -c3 -W3 192.168.10.252 2>&1 >/dev/null; then echo
OK; else echo NOK; fi
OK
junior@babalu:~$ if ping -c3 -W3 192.168.10.250 2>&1 >/dev/null; then echo
OK; else echo NOK; fi
NOK
junior@babalu:~$

o -c3 e o -W3 garantem q nao vai ficar eternamente nessa linha...

E o "OK" ou "NOK" agem baseado no "exit code" do proprio ping, que trata
isso internamente no seu codigo, assim como 99,9% dos comandos linux.

Um man ping pode dar uma esclarecida sobre os codigos de saida do mesmo.

Flavio do Carmo Junior