gerar lista

From: Marcelo Salhab Brogliato
Subject: gerar lista
Date: Thu, 30 Aug 2007 11:18:09 -0300

Olá pessoal da lista,
sou novo e venho acompanhando as conversas de vcs a alguns dias..
e estou gostando e aprendendo mto..
nao tenho praticamente nenhuma experiencia com shell script.. e ando
lendo alguns tutoriais na net.. atualmente estou lendo este:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/WebHome

tentei criar meu primeiro shell script e passei por algumas dificuldades:
1) no meu servidor nao existem alguns comandos, como paste e uniq.. eh
normal isso? pq eles nao disponibilizam? causa problema de seguranca?

[moderação]as vezes acontece de algum pacote como o cureutils não ser
instalado. outra opção pode ser o seu PATH que pode estar incompleto, sem um
/usr/local/bin ou /opt/bin[/moderação]

as outras dificuldades eu acho q consegui sobreviver!hehe:)

estou tentando abrir uma conexao com meu servidor mysql, listar uma
determinada tabela e montar uma relacao das palavras que aparecem e
quantas vezes elas aparecem..
pra isso, fizo seguinte:

mysql -h.... -e'select descricao from produtos' | tr " " "\n" | sort | uniq

(testei na minha estacao e funciona.. mas no servidor nao existe o uniq)
mas tive um problema: nao tenho a contagem de quantas vezes cada
palavra aparece..
e dps desejo remover algumas coisas (alguns simbolos q aparecem, etc..)
pensei em usar um grep.. funciona bem?

[moderação]tem sort? podes testar, temporariamente, usar o sort -u que em 99%
das vezes tem o mesmo comportamento (considere que nas outras 1% pode ter
havido algum erro humano)

outra forma poderia ser usando awk

comando | awk '{vetor["$0"]++}END{for(i in vetor) print vetor[i],i}'

vetor nesse caso guarda o numero de ocorrencias de cada linha.[/moderação]

bom.. agradeco qquer ajuda e sugestao
abracos,
Salhab