espiao.sh

From: Halexsandro de Freitas Sales
Subject: espiao.sh
Date: Fri, 31 Aug 2007 20:41:10 -0000

Saudações amigos...
tempos atrás enviei um script chamado de espiao.sh para a lista..
hoje parei para revisar o mesmo e estou postando o resultado agora,
espero que gostem e q seja útil para todos...
Obs: caso seja possível, espero receber dicas de melhorias (em
qualquer sentido)..
Um abraço e um ótimo fim de semana para todos...

#!/bin/bash
#
# Ficha Tecnica
#
# Nome: espiao.sh
# Versao: 1.0
# Data de criacao: 09 Janeiro de 2007
# Ultima Atualizacao: 09 Agosto de 2007
# Versao Antecessora: 0.3    Data: 29 Agosto de 2007
#
# Descricao do Programa
#
# Este programa checa a rede com o 'nmap' e gera um relatorio
# que pode ser enviado por email para ser analisado mais tarde
# pelo administrador, ou simplesmente armazenado no arquivo
# /$HOME/pillares/espiao/espiao.log

# Desenvolvedor: Halexsandro de Freitas Sales           -->
address@hidden
# Empresa: Pillares Desenvolvimentos Tecnologicos       -->
http://pillares.no-ip.org
#

# Desenvolvimento do software
#
# Fases dos Processos
#
# 1 - Declaracao das Variaveis de Controle do Programa
#
# 2 - Saudacoes e Ajustes do Sistema
#
#       2.1 - Identificar se a maquina possui o nmap
#
#       2.2 - Verificar se os diretorios necessarios para execucao
existem
#             Caso nao existam, serao criados nessas fases
#
# 3 - Recolhimento e analise dos dados para a execucao
#
# 4 - Execucao do programa
#
# 5 - Relatorios de Saida
#
# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

# Fase 1.0

# # # # # # >>> Declaracao de variaveis e funcoes de controle <<< #
# # # #

logo () {
echo -e '\033[1;32;1;2m
|                                                 |
|  ******    ******       *******   **    **   ** |
| **        ***  ***     **         **    **   ** |
| **        ***  ***    **          **    **   ** |
|  ****     ***  ***    **   ****   **    **   ** |
|     ***   ********    **     **   **    **   ** |
|     ***   ***  ***     **    **   **    **   ** |
|*******    ***  ***      *******    ******    ** |
|_________________________________________________|
                   http://pillares.no-ip.org/sagui
\033[m'

}

texto_err_nmap () {

clear

echo -e "\n
|   Saida de erro por falta do programa 'nmap',   |
|   o mesmo deve estar instalado para o processo  |
|   espiao.sh  funcionar.   Falhas  podem  ser    |
|   reportadas    a    address@hidden   |
 ------------------------------------------------- "

 sleep 5

}

formulario_01() {

echo -e "
|-----------------------------------------------------------------|
|                            espiao.sh                            |
|                 Versao 1.0 29 de Agosto de 2007                 |
|-----------------------------------------------------------------|
|             Pillares Desenvolvimentos Tecnologicos              |
|-----------------------------------------------------------------|
|                                                                 |
|                                                                 |
| Faixa de IP's a ser vasculhada: ____________|                   |
|                            e.g. 192.168.254.                    |
|                                                                 |
| Correio eletronico do ADM: ___________________________________| |
|                                                                 |
|                                                                 |
|                                                                 |
|                                                                 |
|    Por favor preencha a faixa de ip e email do Administrador    |
                                         http://pillares.no-ip.org";
}

cabeca_resultado="|- - - - - ---------------------- E - S - P - I -
A - O . S H  ---------------------- - - - - -|"

calda_resultado="|- F - I - M - - --------------- P - I - L - L -
A - R - E - S ---------------- - - F - I - M -|"

log=/$HOME/pillares/espiao/espiao.log

nmap=0

ip=1

rede=

mail=

# # # # # # >>>      Fim da Fase 1.0     <<< # # # # #

# Fase 2

clear

logo

sleep 3

# Fase 2.1

which nmap

if [ $? -eq 0 ]

then

        if [ -a /$HOME/pillares ]

        then

                if [ -a /$HOME/pillares/espiao ]

                then

                clear

                echo "Diretorios ja existem, executando programa!"

                cat /dev/null > /$HOME/pillares/espiao/espiao.log

                sleep 4

                else

                        mkdir -p /$HOME/pillares/espiao

                        cat /dev/null
> /$HOME/pillares/espiao/espiao.log

                fi

                else

                        mkdir -p /$HOME/pillares/espiao

                        touch /$HOME/pillares/espiao/espiao.log

        fi

        # # # > > > Inicio do programa < < < # # #

        # Garantindo que $log esteja vazia

        logo > $log

## Fase 03

        clear

        formulario_01

        tput cup 9 34

        read rede

        tput cup 12 29

        read email

        clear

# Fase 04

while [ $ip -lt 255 ]
do

                # Processo condicional do programa

                #ping -c1 $rede$ip > /dev/null

                # Checando se o ip a ser escaneado existe na rede
                # Caso o mesmo nao exista, eh acrescentado +1 no
host e o teste eh reiniciado

                #if [ $? = 0 ]; then

                if ping -c1 $rede$ip 1> /dev/null

                then

                        # Sendo o host existente e ativo na rede, eh
inicializado o processo

                        echo "$cabeca_resultado" >> $log

                        echo >> $log

                        echo Verificando ip $rede$ip

                        echo "      Maquina $rede$ip" >> $log

                        #Escaneando o host e cortando partes
desnecessárias do resultado para tornar o log mais limpo

                        tput bel

                        nmap $rede$ip |  grep -ivE '(^star|^port|
^interes|^not|^nmap)' >> $log

                        echo >> $log

                        echo "$calda_resultado" >> $log

                        echo >> $log

                        #Fim da condicional 'if'

                fi

                # Incrementando a variavel IP (+1)

                ip=$( expr $ip + 1 )

                # Fim do loop 'while'

done

# Fase 05 - Controles de Saida

        else

                nmap=1

fi

if [ $nmap = 1 ]

then

        clear

        texto_err_nmap

        else

                mail $email -s "Relatorio do programa espiaio.sh
`date`" < $log

fi

-------------------------------
resultado ---------------------------

|                                                 |
|  ******    ******       *******   **    **   ** |
| **        ***  ***     **         **    **   ** |
| **        ***  ***    **          **    **   ** |
|  ****     ***  ***    **   ****   **    **   ** |
|     ***   ********    **     **   **    **   ** |
|     ***   ***  ***     **    **   **    **   ** |
|*******    ***  ***      *******    ******    ** |
|_________________________________________________|
                   http://pillares.no-ip.org/sagui

21/tcp    open     ftp

[...]