RES: [shell-script] substituir caracter em valor da variavel.

From: Élvio Barbalho
Subject: RES: [shell-script] substituir caracter em valor da variavel.
Date: Tue, 4 Sep 2007 14:06:02 -0300

Acho que resolve!!!!

[elvio@ferrari elvio]$ d=$(date +"%d")
[elvio@ferrari elvio]$ echo $d
04
[elvio@ferrari elvio]$ d=$(echo $d | sed 's/^0//')
[elvio@ferrari elvio]$ echo $d
4
[elvio@ferrari elvio]$ d=$(echo $d | sed 's/^0/ /')
[elvio@ferrari elvio]$ echo $d
4
[elvio@ferrari elvio]$

        ----- Mensagem original -----
        De:             address@hidden
[SMTP:address@hidden] Em nome de h_marinox
        Enviada em:             terça-feira, 4 de setembro de 2007 12:00
        Para:           address@hidden
        Assunto:                [shell-script] substituir caracter em valor
da variavel.

        [moderacao]Teste assim : echo ${VAR#0} [/moderacao]

        Pessoal,

        Estou me aventurando em shell-script e estou me deparando com
        algumas dificuldades devido a falta de conhecimento técnico.

        O caso é que eu preciso de uma variável contendo o dia atual
        extraído do date +"%d".
        Ex:

        DIA=`date +"%d"`

        echo $DIA = 04

        Eu preciso substituir o 0 do valor da variável por espaço " ".
        Porque o relatório gerado pelo Oracle adiciona espaço no lugar do 0
        eu não consigo localizar a linha por conta disto.

        Alguém tem alguma dica para eu substituir o 0 pelo espaço?

        eu tentei o seguinte:

        DIA=${DIA/#0/" "}

        mas retorna o segunte erro:

        ksh: DIA=${DIA/#0/" "}: 0403-011 The specified substitution is not
        valid for this command.

        Obrigado a todos,

        Humberto Marino