Artigos sobre o bash

From: Leandro Santiago
Subject: Artigos sobre o bash
Date: Mon, 17 Sep 2007 14:05:16 -0300

Olá pessoal, há  um tempo eu publiquei uns textos sobre algumas funções
legais do bash, no site vivaolinux
(http://www.vivaolinux.com.br).<http://www.vivaolinux.com.br>
Acredito que o assunto abordado lá muitos aqui já conheçam, mas aos que não
conhecem, acho que será muito útil ;-)
São eles:
Brincando com vetores (
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5998), onde eu
mostro alguns recursos interessantes para se trabalhar com arrays e strings
no bash.
Brincando com vetores - complemento
(http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6107<http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6107>),
onde eu mostro algumas correções do artigo anterior (acima), e mais
coisas como, como passar uma variável ou vetor por referência em funções
(leiam lá, esses dias aqui na lista um cara perguntou como fazia isso, mas
eu não pude explicar meu método - problemas técnicos).
Recursos avançados do bash que você não aprende na escola (
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6035 ). Atualmente
este artigo está na primeira página do site, e nele eu mostro alguns
recursos interessantes da parte aritmética do bash,  e muita coisa que
aprendi com o pessoal aqui, e decidi repassar para a posterioridade ..
(profundo, não?). Espero que não se incomodem, e gostem dos textos. Leiam
até o final! ;-)

Pretendo reescrever muita coisa destes textos ( e corrigir alguns erros
tanto técnicos quanto conceituais), e colocar no meu
blog,<http://leandrosan.wordpress.com/>mas isso quando tiver mais
tempo. Quem sabe escrever uma apostila, não sei.
Falow.