Separando parte de uma string e gravando em um arquivo txt

From: Bruno Matos
Subject: Separando parte de uma string e gravando em um arquivo txt
Date: Thu, 27 Sep 2007 05:18:34 -0700 (PDT)

Bom dia lista.

Estou começando a programar agora em shell e estou com uma dúvida relativamente
básica.
Eu tenho uma string da seguinte forma:

algumtexto,alguma identificação

A vírgula no caso é o delimitador.

Eu preciso pegar essas duas informações e gravar em um arquivo texto da
seguinte forma:

Variável1: algumtexto
Variável2: alguma identificação.

Como posso resolver esse meu problema???

Grato
Bruno

Looking for a deal? Find great prices on flights and hotels with Yahoo!
FareChase.
http://farechase.yahoo.com/