Re: [shell-script] contar Ocorrencias de Caracter no arquivo texto

From: Leandro Santiago
Subject: Re: [shell-script] contar Ocorrencias de Caracter no arquivo texto
Date: Tue, 2 Oct 2007 15:37:48 -0400

Kra, há um tempo atrás eu fiz algo do tipo, mas que verificava somente para
uma string. Se vc tomar um texto como sendo um conjunto de strings, funciona
legal. Mas tem o problema de ser bastante lento, pois se utiliza de vários
laços...
Tem a seguinte cara:

VezCarac()
{
    A="$1"
    Tamanho=${#A}
    ((cont=0))
    for ((i=Tamanho-1;i>=0;i--))
    do
        [ "${A:$i:1}" = "$2" ] && ((cont++))
    done
    echo $cont
}

Essa função recebe dois parâmetros: uma string e um caractere. Veja o seu
uso:
*$ VezCarac "Viva o Linux" i*
2

Ou seja, o caractere 'i' aparece suas vezes na string "Viva o Linux".

Tendo um texto, que é um conjunto de linhas, aplique essa função para cada
linha, mas incrementando numa variável, em vez de exibi-la.... Ou não
zerando a variável count, como eu fiz no começo da função..

Deixo claro que esta é uma solução ruim e lenta. Muito lenta. Mas como eu
sou um burro em se tratando e=de expressões regulares (sed, etc) e como já
conheço um pouco de outras linguagens, procuro utilizar isto para resolver
os problemas que aparecem...

Falow;...