Re: [shell-script] Obter retorno de um comando.

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Obter retorno de um comando.
Date: Fri, 5 Oct 2007 09:21:24 -0300

Vc precisa usar a substituicao de comando nesse caso

VARIAVEL=$( comandos )

ou então pode usar diff -q

arquivos iguais não acusa nada
$ diff -q a.txt a.txt

arquivos diferentes acusa uma mensagem
$ diff -q a.txt c.txt
Files a.txt and c.txt differ

Agora perceba a variavel de retorno $?
$ diff -q a.txt a.txt
$ echo $?
0
$ diff -q a.txt c.txt
Files a.txt and c.txt differ
$ echo $?
1

if diff -q a.txt c.txt >/dev/null;then
       echo 'acao caso os arquivos sejam iguais'
else
       echo 'acao caso os arquivos sejam diferentes'
fi
resultado:

On 10/5/07, daniel martines <address@hidden> wrote:

> Pessoal!!
>
> Estou utilizando bash e preciso rodar o comando (diff -e $ARQ1 $ARQ2 |
> head -1 -n1 | cut -c1-3) no bash e obter o resultado para
> comparação.Nãoconsigo.
>
> retDiff="diff -e $ARQ1 $ARQ2 | head -1 -n1 | cut -c1-3"
>
> if [ $retDiff == "1c" ] ;then
> echo arquivo sem diferenca
> fi
>
> como posso obter esse retorno