Trabalhando com variável.

From: Angelo Valentim Merlo
Subject: Trabalhando com variável.
Date: Sat, 24 Nov 2007 02:45:31 -0800 (PST)

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Por aqui está tudo tranqüilo.

Pessoal, estou fazendo um Script simples (estou aprendendo agora) e me deparei
com duas dúvidas, creio que seja simples pra vocês. Estou usando o comando
"QTD=$(ls *.jpg | wc -l)" para passar o valor para a variável, mas eu precisava
trabalhar matematicamente com essa variável.

Estou tentando subtrair o valor dela e passando para a própria com o comando
"QTD=$QTD-1", mas quando dou um "echo $QTD" ele me mostra um "4-1" e não "3"
como eu precisava.

O que eu estou fazendo de errado? Como é a maneira correta?

outra coisa, la no comando "ls" eu estou passando para ele pegar apenas os
arquivos com extensão ".jpg", naquele comando como eu passo mais de um
parâmetro? Para pegar os ".png" também, por exemplo.

Obrigado.
[]'s

"Amamos desejar mais do que amamos o objeto de nosso desejo."  - (Nietzsche)
Seja livre, use Linux.
Linux User: 454473

armazenamento!
http://br.mail.yahoo.com/