Re: [shell-script] Substituindo texto em arquivos

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Substituindo texto em arquivos
Date: Sat, 15 Dec 2007 15:13:16 -0200

Fala Olivier,

o melhor é usar o cmd sed, usando-o da seguinte forma:

sed 's/#GETPASS_ASTERISKS 1/GETPASS_ASTERISKS 1/g'  login.defs > /tmp/log.$$

onde o s significa substitui, o caractere seguinte (no caso a barra (/) mas
poderia ter usado qq outro) é um separador, e o g no final significa que se
o texto ocorrer mais de uma vez em uma linha, ele fará a substituição em
todas as ocorrências.

O sed é um cmd tão poderoso que é considerado outra linguagem e devido à sua
complexidade e amplitude, preferi não abordá-lo no Papo de Botequim, que
conforme vc me disse é o seu manual.

Se vc procurar no histórico da lista verá inúmeros exemplos bem comentados.
O Tiago seguido de um monte de consoantes :) é quem mais conhece sed e awk
atualmente na nossa lista e ele sempre está pronto para ajudar a todos.

Eu sou o Julio Neves e vc o Olivier nas neves... :). Já está abaixo dos 10
graus negativos por aí?

Abraços,
Julio

--