[shell-script] 1 script rodando, junto com 3 em background

From: sieg_diones
Subject: [shell-script] 1 script rodando, junto com 3 em background
Date: Wed, 05 Mar 2008 18:23:26 -0000

Amigos shelleiros boa tarde,

estou com um pequeno problema aqui, sao 4 scripts simples, porém nao
consigo fazer o que eu to precisando, vamos lá:

esse é o primeiro script ele apenas receberá um numero que seja de
1 a 4.

#---ScriptPrincipal.sh
#!/bin/bash
clear
echo "Infome um número de 1 a 4"
read numero

esse segundo script trabalhará em background, ele receberá o numero
digitado no script anterior e irá fazer uma comparação trocando - o
por uma letra corresponde:

#---ScriptSecundario.sh
#!/bin/bash
clear
if [ $numero = 1 ]; then
 temp = a
fi
if [ $numero = 2 ]; then
 temp = b
fi
if [ $numero = 3 ]; then
 temp = c
fi
if [ $numero = 4 ]; then
 temp = d
fi

esse terceiro script também terá que trabalhar em background, ele
receberá a letra do script anterior e comparará com uma das
comparações presentes:

#---ScriptTerceiro.sh
#!/bin/bash
clear
if [ $temp = 'a' ]; then
 temp1 = 1*1
fi
if [ $temp = 'b' ]; then
 temp1 = 2*2
fi
if [ $temp = 'c' ]; then
 temp1 = 3*3
fi
if [ $tem = 'd' ]; then
 temp1 = 4*4
fi

esse quarto script também terá que trabalhar em background, ele
receberá o quadrado do script anterior e irá somá-lo a mais 1, e em
seguida ele imprime na tela os dados:

#---ScriptQuarto.sh
#!/bin/bash
clear
if [ $temp1 = 1 ]; then
 temp2 = temp1 + 1
fi
if [ $temp1 = 4 ]; then
 temp2 = temp1 +1
fi
if [ $temp1 = 9 ] ; then
 temp2 = temp1 +1
fi
if [ $temp1 = 16 ]; then
 temp2 = temp1 +1
fi
echo "$temp2 $temp1 $temp $numero"

minha duvida: como que eu coloco esses três ultimos scripts
trabalhando em background? e como tb faço para que  cada um dos três
receberem os dados dos scripts anteriores?
ou seja quando eu for digitar aki o numero no primeiro script e
quando eu pressionar a tecla enter, ele terá que me mostrar na tela
ja o echo do ultimo script.
to meio perdido nessas partes.