[OFF-TOPIC] PDC Linux: Como bloquear acesso à dispositivos removíveis?

From: Renato de Freitas Freire
Subject: [OFF-TOPIC] PDC Linux: Como bloquear acesso à dispositivos removíveis?
Date: Tue, 6 May 2008 11:51:25 -0300

Bom dia pessoal

*Me desculpem pelo off-topic.*

*- Cenario:* Tenho na minha empresa um servidor pdc linux (fedora), com
samba, autenticando estações windows.
Tudo funciona perfeitamente. Os usuários se conectam no servidor, trocam
senha, têm o acesso à internet bloqueados por sites, etc.
*
- Problema:* Estão roubando informações da empresa e repassando aos
concorrentes. Acredito que pela facilidade de conectar um pen-drive, ou
gravar um cd, ou até mesmo o velho disquete sejam os vilões da história.
Pois estão copiando documentos e não é permitido acesso de sites de email.
*
- Solução:* Bloquear o acesso aos dispositivos removíveis. Mas gostaria de
manter o acesso somente leitura, para que não crie nenhuma dificuldade no
trabalho, pois eventualmente é necessário acessar (ler) informações de
cds/disquete.
*
- Dúvida:* É possível fazer esse bloqueio diretamente no servidor ou é
necessário alterar cada estação (São mais de 50)? Se for possível, é melhor
usar Roaming Profiles ou não? Se não for possível permitir acesso somente
leitura aos dispositivos, o melhor seria removê-los fisicamente das
máquinas?

Sei que isso não resolve de fato, pois ainda podem copiar manualmente os
documentos, mas isso dificulta, já que existem documentos com mais de 200
páginas.

Pessoal, se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito, pois estou num beco
sem saída com essa situação.

E mais uma vez, desculpem pelo off-topic.

Obrigado,
--
Renato de Freitas Freire
address@hidden