egrep pegando ocorrencias em excesso

From: address@hidden
Subject: egrep pegando ocorrencias em excesso
Date: Sat, 17 May 2008 12:40:50 -0300

Olá pessoal

Sou iniciante em shell e em expressões regulares, e to quebrando a cabeça com uma
questão, que talvez seja simples aos colegas.

Tenho um "arquivo.txt", com cerca de 2300 linhas, cada linha com um nome ....

$ cat arquivo.txt

Jardim Arco Verde
Jardim Arco Verde 2ª Etapa
Centro
Fátima
Vila Jardim Santana
Vila Jardim Santana 1ª Etapa
Vila Jardim Santana Anexo
Jardim Vera Cruz
etc .... .....
_______________________________

Quando eu tento um

$ grep "Jardim Arco Verde" bairros.txt

o resultado é:

Jardim Arco Verde
jardim Arco Verde 2ª Etapa

   ou

$ grep "Vila Jardim Santana" bairros.txt

o resultado é:

Vila Jardim Santana
Vila Jardim Santana 1ª Etapa
Vila Jardim Santana Anexo

Precisaria que a saída do comando fosse exata, ou seja, somente a
ocorrência "Jardim Arco Verde" fosse mostrada, ou, no segundo
exemplo, "Vila Jardim Santana"

Já tentei começar a fuçar no awk e no egrep mas, como estou apredendo, e mesmo pesquisando no google,
e na lista, não consegui localizar a solução.

Desde já peço desculpas se a dúvida não for de maior complexidade, mas realmente não
to achando a solução.

Muito Obrigado

Emmanuel Abdala
Anápolis - Go