A ditadura do Shell-Script

From: Otávio Fernandes
Subject: A ditadura do Shell-Script
Date: Sat, 31 May 2008 20:58:27 -0300

Senhores,

Costumo participar de muitas listas de discussão, porem, nem sempre é
possível responder à todos os tópicos, ou ajudar à todo mundo que
precisa. Estas tem o intuito de ajudar as pessoas, reunir conteúdo, e,
finalmente, discutir.

Há uns meses atrás eu escolhi a lista address@hidden
para participar, apesar de programar em Shell Script há alguns anos,
eu ainda gosto de estar próximo ao assunto, e de ajudar as pessoas
quando possível. Hoje me arrependo muito pela minha escolha, sinto-me
ofendido pelo tratamento dado pelos admins da lista, que fazem questão
de banir, moderar, e cortar qualquer assunto que seja considerado
off-topic, assim como uma ditadura militar, saiu da linha é punido e
doa-a-quem-doer. Enquanto moderado, suas mensagens demoram horas,
senão dias para chegar até a lista, tirando qualquer empolgação …
mesmo dos mais empolgados.

Sabemos que shell-script é uma junção de muitos comandos e tecnologias
para formar uma rotina executável, com começo, meio e fim, também
sabemos que nos unix-like são milhares de comandos e
tecnologias, porem, nesta lista, temos um escopo restrito e se você
mandar, mesmo que sem intenção um OFF-TOPIC, você será moderado e
ameaçado de ser banido … bem militarmente falando mesmo, veja uma
transcrição:

|   Você sabe que NFS é absolutamente off-topic nessa lista. Sabe
também que a lista não admite off-topics, salvo raríssimas exceções.

|  Se não sabe, deveria.
|
|  Os moderadores são sempre acusados de "sujar" a lista com as
mensagens de moderação mas, quando trabalham na surdina, sempre
aparece | um para sair da linha.

|   Então, comunico que tanto o usuário que abriu essa thread quanto
os que já responderam OU responderão estão sumariamente moderados.
| Isso incluí você. Dai para serem banidos, é um pulo.

Este é apenas um exemplo de muitos outros que já aconteceram. As
comunidades de projetos Open-Source tem fama de serem amigáveis e
receptivos mas parece que, aqui, este conceito está muito fora. Fico
triste em ver um nome como o do Júlio Cesar Neves apoiando este tipo
de atitude, em uma das listas mais famosas, e isso dá-se também porque
tem um nome forte por detrás. Tão forte quanto receptivo e tão
receptivo quanto educado … Atitudes como estas colaboram para manter a
lista organizada, tanto quanto para manter o nível dos usuários que
hoje lá participam.

Minha conclusão é que a lista Shell Script nos dá um ótimo exemplo do
que não fazer em uma lista de discussão ! Não estou sendo hipócrita
para dizer que organização e respeito às regras não é necessário, mas,
usar uma maneira estúpida para fazer valer as regras é inaceitável !
Sabemos que pessoas podem errar e mudar, mas aqui, só se você mudar de
e-mail :-P.

As threads falam por sí só (veja que teor educado e atencioso):