Filtrar arquivo texto tabulado

From: Cristiano Ferrari
Subject: Filtrar arquivo texto tabulado
Date: Tue, 03 Jun 2008 19:43:00 -0000

Pessoal, boa tarde.

Estou construindo um scprit para filtrar arquivos texto usados para
intercâmbio com o fisco, o famoso sintegra.

Este arquivo texto contém um registro por linha mas, ao invés de usar
um delimitador, separa os campos por tamanho. E, para ajudar, dentro
de um mesmo arquivo, há vários tipos de registros (tipo 50, tipo 54,
tipo 74, etc) e para cada tipo de registro, há uma marcação diferente
para os campos (variando pelo comprimento do campo).

Por exemplo, nos registro do tipo 50, os campos são marcados assim:

TIPO     =  2 posições
CNPJ     = 14 posições
IE       = 14 posições
DATA     =  8 posições
UF       =  2 posições
MODELO   =  2 posições
SERIE    =  3 posições
SUBSERIE =  2 posições
NUMERO   =  6 posições

e por aí vai...

Gostaria de saber qual seria a melhor maneira de eu filtrar este
arquivo, atribuindo os valores listados em cada linha para estas
variáveis, de modo a poder tratar o conteúdo do arquivo.

Se o formato do arquivo usasse delimitadores, ao invés de comprimento
para separar os campos, já sei como faria.

Mas deste jeito, não tenho a menor idéia...

Alguém me ajuda?

Abraço...

Cristiano