Duvidas em Scripts

From: Andre Pedro
Subject: Duvidas em Scripts
Date: Tue, 10 Jun 2008 15:54:02 -0700 (PDT)

Pessoal,
Estou tentando fazer os scripts abaixo e nao estou conseguindo.
Nao sou um cara de linux, creio que para voce isso seria muito facil.

Alguem pode ajudar?

1-)
 fazer um shell script
que verifica quantas ocorrencias do arquivo /etc/passwd nao possuim o
mesmo UID ( USERID) E GID (groupid). Alem de mostrar o numero total
de ocorrencias, mostrar tambem cada linha encontrada na tela

2-)
        * Fazer um shell script que monte um menu em tela com 4 opcoes:
        * Primeira Opcao : Ler um diretorio a ser listado de forma detalhada e
paginada
        * Segunda opcao : ler uma string a ser pesquisada a partir do diretorio
home do usuario ( Lembre da Variavel de ambinete $HOME) e redirecionar os erros
de pesquisa do find para /dev/null.
        * Terca opcao: gerar uma listagem em arquivo dos usuarios logados no
sistema, sendo que o nome do arquivo sera passado pelo teclado. Utilizar o
comando who para listar os usuarios.
        * Quarta Opcao: Terminar a Execucao do Script

Obrigado,

Caso alguem ai esteja lendo a lista agora, por favor responda!

armazenamento!
http://br.mail.yahoo.com/