Script de check de diretoriio

From: Michel Moreira
Subject: Script de check de diretoriio
Date: Thu, 19 Jun 2008 11:52:30 -0300

Bom dia Pessoal da Lista.

Faz algum tempo q não posto nada na lista, pois várias coisas q preciso ou ja foi postada, ou acho no livro/site do Aurelio/Julio.
Minha duvida é a seguinte:

Fiz o script abaixo que em suma pega o diretorio de meu usuario, verifica o tamanho e se for maior q 10Mb eu imprimo na tela. No final imprimo o total de usuarios bem como o total ocupado em disco. Esta funcionando, mas acho q de forma muito lenta, então quero saber se alguem da lista tem alguma forma de fazer isso mais rápido.

Script:  verificaFTP.sh

#!/bin/bash
#***************************************************
#*    Descricao: Verifica tamanho de FTP por usuario                     *
#* Servidor: Web *
#***************************************************
a=0
b=0
c=0
d=0
for i in `ls`; do
 a=`du -s $i|awk '{ print $1 }'`
 if [ $a -ge 10000 ]; then
    b=`expr $a / 1024`
    echo "Usuario: $i Tamanho: $b"
    c=`expr $c + 1`
    d=`expr $d + $a`
 fi
done
e=`expr $d / 1024`
echo "Existem $c usuarios ocupando $e em disco"

Obrigado

Michel