Permissão de execução

From: Cristiano Ferrari
Subject: Permissão de execução
Date: Mon, 11 Aug 2008 02:07:19 -0000

Salve honoráveis, boa noite.

Sempre que escrevo um código em um script que possa ser reutilizado em
outros (tipo funções, por exemplo) ou que possa compartilhar
parâmetros com outros scripts, como váriáveis, eu costumo por estes
trechos em arquivos separados e incorporá-los usando o comando: '.
/fullpath/arquivo.sh' no código do script (meio sem saber extamente o
porquê do '. ' antes do endereço do arquivo).

Eu sempre dei, previamente, permissão de execução para este arquivo de
parâmetros/funções, mas hoje, ao esquecer de dar permissão a um novo
arquivo destes, percebi que ela não é necessária (!!!) para que este
arquivo seja executado.

Isso nunca havia me ocorrido, mas me chamou a atenção para um detalhe:
este tipo de comportamento não compromete a segurança?

Afinal, se eu tentar chamar o arquivo diretamente (ex:
'/fullpath/parametros.sh'), seja via outro script ou diretamente no
prompt, o shell nega a execução, mas se chamá-lo usando '.
/fullpath/parametros.sh' ele é executado, inclusive no prompt (e eu
nem preciso ser root para isso).

Talvez eu esteja confundindo conceitos ou usando o '. /arquivo'
indevidamente.

Então, alguém, por favor, poderia me explicar por que eu consigo
executar um arquivo sem permissões de execução apenas acrescentando um
'. ' antes dele?

Abraço

Cristiano Ferrari