Re: [shell-script] AWK: Converter colunas em linhas

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] AWK: Converter colunas em linhas
Date: Fri, 7 Aug 2009 10:02:15 -0300

Fala Thiago,
rápido e simples:

$ paste -s base.txt

fazendo assim ele colocará um <tab> entre cada coluna. Se vc quiser que o
separador seja um espaço em branco, p.ex., faça:

$ paste -sd ' ' base.txt

mesmo que o arquivo tenha mais de 8 linhas, se vc quiser listá-lo com 8
colunas, faça:

$ cat base.txt | xargs -L8

Veja:

$ seq -w 20 > nn
$ cat nn | xargs -L8
01 02 03 04 05 06 07 08
09 10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20

Lembre-se o awk é uma tremenda ferramenta, e por isso mesmo é muito pesado.
Devemos sempre ver se não existe uma solução mais leve (e normalmente há)
antes de usá-lo.
--
Abraços,
Julio