Re: [shell-script] Formatar entrada em colunas

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Formatar entrada em colunas
Date: Fri, 1 Jan 2010 17:43:40 -0200

Fala Darlon,
Para o arquivo que vc colocou, pode ser feito assim:

$ split -l5 arq; paste -d' ' x??; rm x??
1 6 11
2 7 12
3 8 13
4 9 14
5 10 15
Porém se as qtd de linhas variar, o -l5 deverá ser substituído por:
-l$[$(cat arq | wc -l) / 3].

Ficando:
$ split -l$[$(cat arq | wc -l) / 3] arq; paste -d' ' x??; rm x??

O split divide o arquivo, mas sua opção -l diz qtas linhas vão ter os arqs
de saída. O paste junta tudo novamente.

Feliz 2010,
Julio
Cursos de Shell e Zenity em 2 fins de semana?
- Em DF ligue (61) 3223-3000 Curso de zenity 09-10/01;
- Turmas fechadas em outras cidades ligue (21) 8112-9988.