Shebang

From: Eri Ramos Bastos
Subject: Shebang
Date: Fri, 8 Jan 2010 16:37:38 -0400

Olá, lista.

No meu atual emprego tenho que dar manutenção para scripts legados dos
antigos sysadmins e também alguns desenvolvidos por nossos
programadores.
Porém além do código horrivel de ler, todos os scripts começam com ":"
ao invés do shebang (#!/bin/sh ou #!/bin/bash).

Nunca vi isso na minha vida e estou em dúvida se quem fez o script era
extremamente inteligente ou estúpido.

Exemplo:

# head script.sh
:

VER=".06"
LASTMODIFIED="2006-07-19"

TAPEDEV="$1"
if [ "${TAPEDEV:0:5}" != "/dev/" ]
then

Nenhum dos script é executável e todos são chamados assim: /bin/bash script.sh

Estou perdendo alguma coisa no meu raciocínio? Me parece algo tão sem
noção que estou começando a achar que eu que estou errado.... :)

[]'s
Eri Ramos Bastos