Script Rede

From: wilson rodrigues da silva
Subject: Script Rede
Date: Thu, 21 Jan 2010 11:21:32 -0800 (PST)

Prezados do grupo, estou fazendo um script que mostre o IP, a máscara e o
gateway de uma interface de rede do PC. Essa interface deve ser fornecida pelo
usuário via passagem de parâmetros. O script deve testar se a interface existe.
Se não, deve mostrar uma mensagem de erro. Deve testar também se a quantidade
de parâmetros for maior que o necessário ou se for menor que o necessário.
A minha dúvida é: se a interface não existir como mostrar uma mensagem de erro
e também como testar se quantidade de parâmetros for maior ou menor que o
necessáro?
Obrigado.
Wilson

# Uma parte do script:

for i in $( ifconfig | grep eth | cut -d" " -f1 ); do

    # Captura o IP da máquina.
    IP=$( ifconfig $i | grep -w 'Bcast' | awk '{ print $3 }' )

    # Captura a mascara de rede.
    MASK=$( ifconfig $i | grep -w 'inet' | awk ' { print $5 }' | sed -e
"s/Masc://g" )

    # Captura o gateway da rede.
    GW=$( route -n | grep  -w 'default' | awk ' { print $2 } ' )

    # Imprime os dados.
    echo -e "

$V Endereço IP$B     $A$IP$B
$V Máscara$B         $A$MASK$B