Tratamento de erros

From: Marcelo Salhab Brogliato
Subject: Tratamento de erros
Date: Thu, 28 Jan 2010 09:51:43 -0200

Amigos,
tenho um script bem simples que faz algumas queries no banco de dados e
atualiza uns arquivos.
Problema: O banco de dados cai e o script sobrescreve os arquivos em branco!

O banco de dados cair pode ser por vários motivos, entre eles dar timeout
devido a problemas no reverso do DNS.
(Que foi meu problema de hoje...)

Mas eu pensei e não encontrei uma boa solução para evitar que isso aconteça.
Uma idéia inicial foi: guardar a saida do mysql em uma variável, verificar o
$? e somente então alterar os arquivos.
Mas não me pareceu uma idéia muito simples.

Sugestões?

abraços,
Marcelo

==========
= script =
==========
_livres=/etc/squid/acls/ips_acesso_livre
_restritos=/etc/squid/acls/ips_acesso_restrito
_bloqueados=/etc/squid/acls/ips_acesso_bloqueado

function sql
{
        mysql -B -N -h$_pan_mysql -u$_pan_user -p$_pan_pwd $_pan_db -e"$1"
}

sql "SELECT ip FROM TbNetHosts2 WHERE type=0" > $_bloqueados
sql "SELECT ip FROM TbNetHosts2 WHERE type=1" > $_restritos
sql "SELECT ip FROM TbNetHosts2 WHERE type=2" > $_livres

chown squid:squid $_bloqueados $_restritos $_livres

/etc/init.d/squid reload