grep e sed com negação de palavra ou invés de negação de caracter

From: Vanderlei
Subject: grep e sed com negação de palavra ou invés de negação de caracter
Date: Wed, 13 Oct 2010 13:56:28 -0300

Boa tarde pessoal.

Poderiam por favor me ajudar na seguinte questão. É possível montar um
padrão REG-EXP, onde se utilize a negação de palavra, similar a negação de
caracter ( exemplo: *[^a-z]** )?

Resultado do grep destacado em verde

Comando 1) $~>echo "insert into tab1 values (10) insert into tab2
values(20)" | grep -E 'insert.*values'
insert into tab1 values (10) insert into tab2 values(20)
Comando 2) $~>echo "insert into tab1 values (10) insert into tab2
values(20)" | grep -E 'insert[^)]*values'
insert into tab1 values (10) insert into tab2 values(20)

Eu gostaria de obter o resultado do "Comando 2" usando o comando *grep* e *
sed*  e fazendo uso da *negação* da palavra *values* no lugar de *[^)]**

Obrigado desde já,
Vanderlei.

--
by Vanderlei (pdatabase)