MySql em Shell

From: rogi_cps
Subject: MySql em Shell
Date: Sun, 03 Apr 2011 13:52:38 -0000

Preciso de uma ajuda, simples e rápida.

Estou criando um script para innstalação de Zabbix, porém que manipular um
banco em mysql.  Pra falar a verdade não mexo com banco de dados.

Tem o seguinte ponto para a instalação desejada:

# service mysqld start
# mysql -u root
mysql> create database zabbix character set utf8;
mysql> quit;

porém não quero ter que parar o scripr e executar isso não mão, gostaria que o
scripr executasse tudo, inclusive a manipulação interna do mysql, poderiam me
ajudar com isso??  Teria uma forma de executar comandos internos do mysql,
através de script shell??

Agradeço a todos