Setando variáveis usando o valor de outra variável...

From: Felipe D. Martins
Subject: Setando variáveis usando o valor de outra variável...
Date: Mon, 11 Apr 2011 15:52:18 -0300

Boa tarde galera.

Estava criando um script, pra uma atividade boba, até pra exercitar o pouco
conhecimento que tenho de shell, e me deparei com o seguinte:

Estou pegando a quantidade de parâmetros passados via linha de comando
(QTD=$#) e fazendo um loop sobre esse valor para pegar cada parâmetro
passado em uma variável diferente. A questão é que eu estava querendo gerar
as variáveis de forma dinâmica, usando o próprio "$i" do for pra setar as
variáveis, de acordo com a quantidade passada. Tipo:
*
*
*QTD=$#
for (( i = 1; i <= $QTD; i++ )); do
    set P$i=$1 #Aqui é que me lasco, queria gerar as variáveis tipo P1, P2,
etc...
    shift
done*

Já me alertaram sobre o subshell gerado pelo for, o que me faz ter dois
problemas, mas como eu faço pra "sair dessa"?

Um abraço.

Obs: É minha primeira mensagem ao grupo, não estranhem =]

Felipe D. Martins