remover palavras que possuam uma determinada letra

From: Alysson Gonçalves de Azevedo
Subject: remover palavras que possuam uma determinada letra
Date: Sat, 20 Aug 2011 14:47:33 -0300

aew pessoal, eu tava precisando fazer o seguinte, ler um arquivo texto
qualquer e remover todas as palavras que contenham uma determinada letra...
eu pensei em usar o sed.. e bolei o seguinte código para testar...

nesse caso, eu quero remover as palavras com l ou L
$ echo abacate lapis rosa | sed 's/ .*[lL].* / /g'
abacate rosa
até ai deu certo, mas ai fazendo outros testes
$ echo abacate lapis rosa lanterna cachimbo | sed 's/ .*[lL].* / /g'
abacate cachimbo
já aqui foi demais, e removeu o 'rosa', que deveria ter ficado...

o que dá para ser feito para melhorar?
e tipo, é mesmo o sed a melhor ferramenta para isso? ou existe algo melhor?

obrigado

Alysson Gonçalves de Azevedo
(11) 8491-7730