Onde estou errando com esse comando zip?

From: Jonny Marques
Subject: Onde estou errando com esse comando zip?
Date: Thu, 22 Mar 2012 10:57:56 -0300

olá,

fiz o seguinte:

zip -rvD JONNYTESTE /media/Auxiliar/JONNY/ -x \*.png arquivos pessoais/
.hg\*

e não deu certo como eu pretendia.
no caso ele não reconheceu o 'arquivos pessoais'
outro problema foi com o parâmetro D que parece não ter funcionado pois ele
montou a seguinte estrutura:
MEDIA/AUXILIAR/JONNY/etc.etc.  quando na verdade eu queria apenas colocar
as pastas dentro de JONNY

outro problema é que ele não reconheceu os acentos das palavras, colocando
no lugar '?'

parece simples o que quero: zipar um diretório desconsiderando algumas
pastas e tipos de arquivos
mas infelizmente minha inexperiência com o terminal não esta me ajudando
muito

sei que é dúvida de leigo e qualquer ajuda serei grato.

PS.: estou lendo muitos sites na net, e também no 'man zip'