melhorar script awk

From: Emerson Domingues Souto - H2M
Subject: melhorar script awk
Date: Fri, 22 Jun 2012 12:02:09 -0300

Pessoal,

Eu tenho o script abaixo que recebe na entrada: nome_de_arquivo e
quantidade_de_pipes.

A saída é o conteúdo do arquivo colocando ou excluindo em cada linha a
quantidade de pipes do parâmetro de entrada.

Ah, o script também substitui os ";" por "|"

Eu gostaria de substituir o while por um for e deixar o código mais enxuto,
isso é possível ?

QTD_PIPE=$2

sed 's/;/|/g' $1 | sed 's/^M//g' | awk -F"|" -vOFS="|" '{ ATUAL = 0;
                        QTD_PIPE = '$QTD_PIPE';
                        while (ATUAL < QTD_PIPE) {
                              ATUAL ++;
                              printf($ATUAL) "|";