Re: [shell-script] Calculadora em linha de comando transparete

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Calculadora em linha de comando transparete
Date: Tue, 26 Jun 2012 17:45:47 -0300

Em 25 de junho de 2012 13:32, Sérgio <address@hidden> escreveu:

> **
>

> Neste link[1] postei um script para tornar o uso do comando bc
> transparente, gostaria da opinião de todos os que puderem para melhorar o
> script. A proposta é criar um wrapper, ou seja um script que pegue os
> parâmetros fornecidos pelo usuário e retorne os calculos pedidos.
>
> 1 - http://va.mu/WJEs
>
> Bastante útil mesmo. Gostei. No entanto, no lugar de usar o printf eu
utilizaria a opção "scale = $decimal" do bc para definir o número de casas
decimais. O motivo é que o printf pode falhar, já que o separador decimal
pode mudar de um computador para outro. Ou então, alterar a variável
de ambiente correspondente antes de chamar ele, de forma que este considere
somente o '.'  como separador decimal.
Eu alterei o trecho, tirando o printf e deixando assim:

while test -n "$1"; do
    case ${1,,} in  # ${var,,} lowcase var content
        "-h" | "--help" | "") usage
        ;;

        "-p" | "--precision")  [ $# -gt 2 ] && decimal=$2 && shift 2  ||
usage
        ;;

        *) echo "scale=$decimal; $@" | bc && exit 0
        ;;
    esac
done

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não há; há apenas
interpretações'. "(Nietzsche)