Ler linha com espaços no início

From: Elder Marco
Subject: Ler linha com espaços no início
Date: Tue, 6 Nov 2012 15:22:54 -0200

Olá pessoal,

Recentemente, me deparei com um problema chato em um script que criei.
Tenho um arquivo em que algumas linhas começam
com espaços até chegar a um determinado valor.  Por exemplo

                       **            10   24    30
                       **              4     5    20
                                       12   34   50

Eu preciso imprimir essas linhas (além de outras dentro do arquivo, mas que
não estão nesse formato)  depois de realizar
algumas comparações com outro arquivo que tenho. O problema, no entanto, é
que a função read parece não ler
os espaços no começo da linha.

while read line; do
        $line
done < file.txt

A saída do comando acima com as linhas dadas vão ser

 **            10   24    30
 **              4     5    20
12   34   50

E eu perco a informação de quantos espaços existiam no começo da linha em
questão. Esse valor pode variar,
de forma que não posso assumir um valor fixo e imprimir eles dentro do
script em si.

Alguma sugestão em relação a isso?

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não há; há apenas
interpretações'. "(Nietzsche)