Regex com grep

From: Leonardo Abreu
Subject: Regex com grep
Date: Fri, 3 May 2013 07:34:29 -0300

Bom dia amigos,

Eu estou querendo fazer um script que verifique se um determinado arquivo
foi gerado com sucesso ou não, fazendo a leitura do mesmo e caso encontre
uma linha somente com a palavra end, significa que o mesmo foi gerado com
sucesso. A palavra pode ser end ou End.

Eu fiz um grep onde eu consigo pegar a linha tanto quando aparece maiúsculo
ou minúsculo, mas se à frente da palavra tiver mais que um espaço ou outro
caracter diferente de ":", o grep não faz o retorno correto.

grep -E '(^: (end)|(^ (E|e)nd))' <arquivo>.cfg

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Desde já, agradeço bastante!

--
Leonardo Abreu.