Consulta em arquivos XML com o XMLLINT

From: eduardo_a_s_amaral
Subject: Consulta em arquivos XML com o XMLLINT
Date: Thu, 09 May 2013 15:50:56 -0000

Olá pessoal!
Como vão?

Estou há um tempo tentando usar este programa pra ler dados de arquivos XML,
mas ainda não deu muito certo. Eu estou procurando uma alternativa ao uso
excessivo de pipes e comandos gigandes nos meus scripts.

O problema:
Estou trabalhando num script que lê dados de um arquivo XML e quero fazer isso
com o uso de xmllint, mas ainda não entendi bem a sintaxe, vocês poderiam me
dar uma força?

Tenho um xml com esta estrutura básica:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?><main>
        <resultados>6</resultados>
        <atualizacao>09/05/2013 - 07:37:06</atualizacao>
        <Cidade>
                <IdCidade>455</IdCidade>
                <CidadeBanco>Aracaju-SE</CidadeBanco>
                <CidadeNome>Aracaju</CidadeNome>
                <Estado>SE</Estado>
                <Regiao>Nordeste</Regiao>
        </Cidade>

</main>

E quero ler um determinado valor, "Aracaju-SE". por exemplo que pertence à TAG
<CidadeBanco>.

Como eu faço isso utilizando o xmllint?

Desde já, agradeço pela força!