Avaliação Performance Shell script comando time

From: heitorfaria
Subject: Avaliação Performance Shell script comando time
Date: Fri, 06 Sep 2013 13:05:23 -0000

Caros,

Necessito estabelecer as métricas e realizar as métricas de performance de
determinado shell script (neste caso, um que faz o algorítmo de Sieve -
sieve.sh).
Logo pensei em utilizar o comando 'time' como "monitor" desta avaliação, pois o
mesmo possui diversas métricas possíveis de performance.
Estou me deparando com um problema básico. No Ubuntu 13.04, o argumento que
estabelece o formato de saída (-f - conforme o man) parece não funcionar:
$ time -f "%E real,%U user,%S sys" ./sieve.sh 1000
-f: comando não encontrado

real    0m0.071s
user    0m0.052s
sys     0m0.020s

1. Onde estou errando, pois estou inclusive seguindo o exemplo do man?
2. O 'time' realmente seria o mais adequado para a tarefa?

Abraços,

Heitor Faria