Shell script de comparação de link de email

From: mrgraucio
Subject: Shell script de comparação de link de email
Date: Tue, 08 Oct 2013 19:36:37 -0000

Olá pessoal!

Estou desenvolvendo um script com algumas validações e me deparei com o
seguinte problema, comparar o texto do link com o endereço do link propriamente
dito. Vou dar dois exemplos:

1 - Preciso comparar se <a href="http://www.bb.com.br";>http://www.bb.com.br</a>
é real, se for um endereço com marcação de link, ou seja, comece com http ou
https corresponde com a marcação href;

2 - Alguns links vêm com o formato do arquivo a ser baixado, exemplo, Download
em PDF. Quero casar esse (PDF|DOC|XLS|ZIP|RAR) que está no enunciado com a
extensão que existe no link, caso não possua extensão, como no caso está sendo
muito usado esses serviços de encurtamento de URL, este link seja descartado.

Pensei em usar o sed para isso mas estou apanhando na expressão! Alguém tem
alguma dica?

Abração!!!