Re: [shell-script] Cores no dialog

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Cores no dialog
Date: Wed, 27 Nov 2013 15:03:30 +0000

Pô, no YAD é covardia. No YAD, vc pode até exibir uma palheta de cores para
o usuário escolher a cor desejada.

Veja esse texto, que tb copiei do Livro Bombando o Shell, que além do YAD,
tb mergulha (muito) fundo no Dialog, Zenity e no Kdialog.

Diálogo --color

Esse dialogo, que não existe no *Zenity*, serve para a escolha de uma cor.
Suas principais opções são:

*Opção*

*Efeito*

*--init-color=COR*

Estabelece COR como o padrão (*default*) abrindo a caixa com este valor

*--extra*

Dobra a quantidade de informações sobre a cor na saída

*--palette[=ARQUIVO]*

Usa uma palheta de cores descrita em ARQUIVO. O padrão (*default*) é o
arquivo /etc/X11/rgb.txt.

Vamos analisar o seguinte comando executado diretamente no *prompt:*

*$ yad --color \*

 *--init-color gray50 \*

 *--extra*

#7f7f7f7f7f7f

 [image: Imagem inline 1]

Repare agora uma pesquisa no arquivo /etc/X11/rgb.txt

*$ grep gray50 /etc/X11/rgb.txt*

127 127 127 gray50

Conforme você pode ver pelo grep acima, o padrão RGB para a cor gray50
é127 127 127 e
é exatamente isso que apareceu como valor inicial na palheta de cores, já
que usamos a opção --init-color gray50 (observe também o ponteiro do mouse
mostrando a área pré definida).

A saída do diálogo seria a cor selecionada no formato #rrggbb, onde rr é um
hexadecimal que varia de 00 a ff (de zero a 256 em decimal) e define a
intensidade do vermelho (*R*ed). O mesmo raciocínio poderia ser usado para
gg (verde → *G*reen) e bb (azul → *B*lue). Ora, assim sendo a saída deveria
ser #7F7F7F - que é o valor apresentado na caixa Color *n*ame - no entanto
obtivemos na saída #7f7f7f7f7f7f . Isso se dá devido ao uso da opção--extra.

Outra informação que podemos tirar deste diálogo é que a caixa Color
*n*ameapresenta o valor#7F7F7F, no
entanto obtivemos na saída #7f7f7f7f7f7f . Isso se dá devido ao uso da
opção--extra.

Abcs,
Julio
A partir de 02/12 estarei ministrando um curso completo de Shell no Rio de
Janeiro <http://edx.srv.br/treinamento/shell-script/>.
*@juliobash*

*Facebook? Neither that the cow cough... ​ ;)​*