Executar comando diminuindo timeout

From: Renato Sousa
Subject: Executar comando diminuindo timeout
Date: Wed, 23 Apr 2014 09:39:52 -0300

Bom dia a todos da lista,

Preciso elaborar um script que executa um comando e me retorna a variável $? para verificar se o comando foi ou não bem sucedido.  O problema é que o timeout do comando em caso de falhas é muito grande e não consigo (ou não sei !!!) alterar esse comportamento na  execução.
Existe algum comando para executar um outro comando por X segundos e abortar caso esse tempo seja maior ?
Estive pensando em fazer um laço, executar o comando em background, identificar o PID e acompanhar a execução por um período determinado.
Alguém tem alguma ideia ?

Abraços,

Renato