Re: [shell-script] Sistema para benchmark

From: Ronaldo Ferreira de Lima
Subject: Re: [shell-script] Sistema para benchmark
Date: Thu, 12 Jun 2014 14:36:37 -0300

Saudações Gilberto,

On Thu, Jun 12, 2014 at 12:03:01PM -0300, Gilberto Nunes address@hidden
[shell-script] wrote:
> Olá amigos....
>
> Estou   precisando  de   alguma  indicação   de  algum   sistema  para
> benchmark...
>
> Não sei exatamente se seria isso...
>
> Mas eu explico...
>
> Preciso abrir diversas threads para  um servidor de impressão, que tem
> um sistema de bilhetagem...
Se  eu entendi  alguma  coisa  até aqui,  você  busca por  processamento
paralelo  e precisa  executar múltiplos  processos, não  necessariamente
forks ou threads.

> Esse servidor espera em uma porta TCP/IP...
>
> Então eu preciso  simular um impressão, de uns 1000  a 2000 "usuários"
> para cima...
>
> Para ver até quanto o sistema aguenta...
Isto seria  'stress test'[1] ou apenas  um 'load test'[2] para  ver se a
demanda esperada será suportada.  'Benchmark'[3] está mais relacionado a
comparações entre opções e/ou alternativas.

> Alguém pode me sugerir algo??
Use o xargs. Por exemplo, para simular uma fila de duas mil impressões
simultâneas:

    $ seq 2000 |
      xargs \
          --max-args=2000 \
          --max-procs=2000 \
          --max-lines=1 \
          lpr

Neste  exemplo, o  comando seq  é  apenas um  dummy  e o  comando lpr  é
apenas ilustrativo. Se  existir necessidade de testar,  por exemplo, uma
fila  infinita de  requisições com  processamento paralelo  de duas  mil
impressões por  vez, troque  o 'seq  2000' por,  por exemplo,  o comando
'yes'.

Dependo da infraestrutura, você precisará analisar continuamente os logs
para identificar gargalos  e, para cada cenário, criar um  caso de teste
específico...

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Software_performance_testing#Stress_testing
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Software_performance_testing#Load_testing
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmark_(computa%C3%A7%C3%A3o)