Re: [shell-script] Servidor FTP readonly

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Servidor FTP readonly
Date: Mon, 18 May 2015 18:50:47 +0200

ola

eu não acho que um script na cron - que avisa por email - possa ser a melhor ferramenta nesse caso.

Eu tentaria usar o monit primeiro:

https://mmonit.com/monit/

de qualquer forma, PARECE ser o caso de vc tentar fazer o ftp de um arquivo de teste e testar o retorno do comando ( ele retorna 0 se sucesso em boa parte dos casos ) e então disparar algum tipo de notificação.

algo como

if ! comando que baixa o arquivo de teste > arquivo_de_log 1>&2; then
  comando para enviar email com arquivo_de_log
fi

porém vc deve ficar esperto aos detalhes: veja em que situações o comando de ftp falha, veja como vc diferencia o erro, veja como vc captura stdout + stderr, veja qual a cadência ( vai baixar a cada 15 minutos ? ) e por ai vai.

Boa tarde pessoal, foi me relatado pela equipe web que os servidores web estão com uma intermitência nos serviços FTP e que os pontos de montagem estão entrando em modo readonly. Alguém poderia dar uma dica de como construir um script para ficar rodando no crontab e avisar por email quando a intermitência voltar a ocorrer?

Desde já Grato.
Cleuson

--
Tiago B. Peczenyj