Re: [shell-script] script para agrupar arquivos por espaço limitado

From: Paulo Bettega
Subject: Re: [shell-script] script para agrupar arquivos por espaço limitado
Date: Wed, 29 Jul 2015 13:34:10 -0300

Boa essa :) só tinha ouvido falar 'ainda veste o terno do casamento'

Pensei em ir copiando os arquivos e testando o tamanho do diretório de destino.
O tamanho do dvd 4500000 pode ser mais preciso.
Se tiver subdiretórios complica :) não pensei nisso.

Ao invés de copiar os arquivos também dá pra criar links, acho que é mais
rápido:
cp -v "$origem"/"$linha" "$destino" fica ln -sv "$origem"/"$linha" "$destino"
$(du -s "$destino"|cut -f1) fica $(du -Ls "$destino"|cut -f1)

unset i
origem='/origem'
lista=$(ls -cr "$origem")
while [ "$lista" ]; do
        i=$((++i))
        destino="/destino/dvd$(printf '%03d' $i)"
        mkdir "$destino"
        while read linha; do
                cp -v "$origem"/"$linha" "$destino"
                lista=$(sed '1d' <<<"$lista")
                [ $(du -s "$destino"|cut -f1) -ge 4500000 ] && break
        done <<<"$lista"
done

Não sei se é azar meu com dvd, mas eu faria três ou quatro cópias de cada dvd,
já que o preço da mídia é baixo. Tenho cds gravados há quase vinte anos que o
leitor
ainda lê sem problemas, mas alguns dvds com cinco anos de idade o leitor não
consegue
ler um bom pedaço.

Abraços Paulo Bettega