esperar padrao num arquivo durante x tempo

From: Marcelo Andrade
Subject: esperar padrao num arquivo durante x tempo
Date: Thu, 8 Oct 2015 14:18:26 -0300

Olá,

Precisaria de um auxílio para uma tarefa em shell que
simplesmente não estou sabendo como fazer.

Em um pseudo-código, gostaria de fazer algo mais ou
menos com esta ideia:

$ tail -f somefile.log | grep_and_wait 'Successful' -t 120s

...para filtrar a linha contendo 'Successful' na saída do
arquivo.  Só que também não quero ficar aguardando
indefinidamente mas no máximo por, p.ex., 120 segundos.
Findo este tempo, que o comando abortasse, como com
um ^C normal.

Agradeço por qualquer ajuda.

Atenciosamente.

--