Re: [shell-script] Ajuda Com Shell

From: Vinicius
Subject: Re: [shell-script] Ajuda Com Shell
Date: Fri, 19 Oct 2018 20:30:15 -0300

Jonathan e Itamar

Obrigado pelas explicações e pela ajuda.

Ficou claro aqui a interpretação.

Grande abraço.

Vinicius

Sent from BlueMail
On Oct 19, 2018, at 19:22, "address@hidden [shell-script]" <address@hidden> wrote:

Cara Vínicius

O Jonathan explicou bem o siginificado da estrutura no sed quando se usa a substituição.
Mas a sua abordagem anterior você se valeu do recurso do escape, ou como diria o mestre Julio, você usou a kriptonita na barra, tirando os poderes dela de ser o caractere separador.

na estrutura da substituição o primeiro caractere após o s é usado como o elemento separador das partes e nommalmente esse caractere é a barra simples, mas quando o texto a ser substituido tem barras em seu conteúdo, o sed pode confundir e interpretrar essa barra do texto como separador, entãi para que isso não ocorra escapamos, tiramos o poder da barra usando \/.
Como seu texto tinha datas que usavam barras, essas barras precisavam usar esse recurso nesse contexto mais comum.
Mas ao usar outro caractere logo após o s, no caso eu usei o pipe ( | ) e o Jonathan sugeriu a cerquilha ( # ), trocamos o caractere separador, e então não há a necessidade de escapar nessa segundo caso. E poderia ser qualquer caractere além do pipe ou cerquilha, como uma vírgula ( , ), arroba ( @ ), undercore ( _ ), ou até uma letra comum ou até mesmo um espaço. O importante é escolher um caractere que não esteja no texto a ser substituído, senão haverá a necessidade de escapar esse caractere.

Não sei se fui claro, mas essa é a idéia

[]'s
Itamar