Extrair a primeira ocorrência de um intervalo em um arquivo.

From: eric miranda
Subject: Extrair a primeira ocorrência de um intervalo em um arquivo.
Date: Fri, 9 Nov 2018 13:53:57 -0200

Senhores,

Partindo do arquivo

abc
def
ghi
jkl
mno
pqr
stu
vxz

estou usando o seguinte comando para extrair o intervalo def ~pqr

sed -n '/^def/,/^pqr/p' arquivo.txt

porém, me deparei com com um arquivo com linhas duplicadas onde eu preciso pegar apenas a primeira ocorrência desse intervalo.

abc
def
ghi
jkl
mno
pqr
stu
vxz
abc
def
ghi
jkl
mno
pqr
stu
vxz

Não estou conseguindo, todas as tentativas trazem duplicado. É possível extrair apenas o primeiro intervalo? Por favor, como fazer?

Obrigado!

--
Eric Miranda
+55-11-964550639