Re: [shell-script-pt] Comportamento inconsistente nas extglobs?

From: Blau Araujo
Subject: Re: [shell-script-pt] Comportamento inconsistente nas extglobs?
Date: Thu, 5 Mar 2020 12:19:38 -0300

Fala, Mestre!

Antes de mais nada, obrigado pela resposta!

> Eu continuo achando que a resposta que te dei pela
> lista Shell do Telegram...

Sim. Só pro pessoal daqui saber, você acha que o comportamento de exibir o ".txt" (um arquivo oculto) foi mais pelo casamento opcional dos exemplos 1 e 2 do que por um comportamento estranho da extglob negada. Eu concordo com isso, mas essa é a fonte da suposta inconsistência.

A menos que a opção "dotglob" estivesse habilitada, nem os dois opcionais deveriam expandir o arquivo ".txt", como é o comportamento esperado da expansão das globs normais.

Sobre o grupo no Telegram, o link para os interessados é: https://t.me/BashBR

> Duas coisas:
> 1 - A seguir vai o que já escrevi no meu livro sobre o tema, que pode
> ser que vc aproveite alguma coisa:

Opa!

Vou aproveitar e muito! Tanto para ampliar o artigo quanto para, com a sua permissão, divulgar o seu livro e o seu curso no vídeo que vou fazer sobre o assunto!

> 2 - A um tempão estou para testar esse extglob junto da expansão de
> parâmetros. Como vc sabe as expansões aceitam curingas para expansão
> de > arquivos. Como isso se comportaria com extglob? O teu artigo está
> implementando isso ou é um algo mais a pesquisar/escrever?

Funciona que é uma beleza, como no exemplo que eu dei para outra dúvida de um membro lá do grupo @BashBR:

```
:~$ user_num="0056"
:~$ num=${user_num##+(0)}
:~$ echo $num
56
:~$ [[ $num -ge 41 && $num -le 2102 ]]
:~$ echo $?
0
```

Esse meu artigo, e todos os demais da série que estou chamando de "Além do Bash", como eu disse acima, será a base teórica para um vídeo bem mais cheio de exemplos e casos de uso. A ideia é que ele seja mais uma fonte de consulta.

Abraço,

Blau Araujo