Re: [shell-script-pt] Redirecionamentos múltiplos

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script-pt] Redirecionamentos múltiplos
Date: Fri, 5 Jun 2020 11:12:52 -0300

Me desculpe Jamenson, mas eu tb não disse isso. O que defendo é a troca de:
echo CADEIA | COMANDO
por:
COMANDO <<< CADEIA

O pipe roda seu conteúdo num subshell e a substituição de comandos ($(...)) tb. Assim, isso não tem ganho algum e possivelmente, é pior...

O que pretendo abolir da face da terra é o cat, não o pipe. Sempre digo que a qualidade do programador shell é inversamente proporcional à qtd de cat que ele usa. Qto mais cat tiver, pior é o programa.

Abraços,
Julio

» Não tem tempo para fazer um curso presencial?
» Na sua cidade não tem nenhum bom curso de Linux?
» Em 27/01/2020 abriremos uma semana de inscrições
» para uma nova turma. Veja mais detalhes em:

Também damos treinamento em sua empresa
em qualquer cidadecom certificado e nota fiscal.

Em qui., 4 de jun. de 2020 às 18:38, Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo <jafesp@gmail.com> escreveu:
Em qui., 4 de jun. de 2020 às 18:17, Jamenson Ferreira Espindula de
Almeida Melo <jafesp@gmail.com> escreveu:

> Saudações.
>
> Salvo engano, é muito comum a seguinte construção:
>
> comando_um | comando_dois | ... | comando_n
>
> Porém, conforme defende o mais conceituado "shelleiro" brasileiro, o
> mestre Júlio Neves, deve-se evitar tal construção. O argumento
> principal sustentado por Júlio é que tal construção cria sub processos
> (sub shells), o que pode ocasionar perda de informações, especialmente
> nas variáveis de ambiente.
>
> Para o mestre Júlio, a construção mais correta é:
>
> comando_um <<< $( comando_dois )

> [...]

Errata: a construção seria: comando_dois <<< $( comando_um )

Significando que o comando_dois recebe o resultado após a execução do comando_um

Jamenson Espindula.