[shell-script-pt] Comparando strings (com acento / char especial vs sem

From: George Robinson
Subject: [shell-script-pt] Comparando strings (com acento / char especial vs sem acento / char especial)
Date: Thu, 12 Nov 2020 20:23:56 -0300

Olá amigos da lista.

Estou buscando uma forma de comparar duas strings onde uma delas é escrita com acento ou caracter especial e a outra não.

Exemplo:

Tornar joão = joão, maçã = maca, ignorando os especiais...

Hoje eu tenho uma string que capturo de uma fonte de dados e preciso comparar com outra fonte de dados para buscar o ID referente, porém, por conta dessa diferença entre um cadastro com ã e outro com a por exemplo, o retorno é vazio. Exemplo abaixo:

out.txt:
2020-12-07,Vinícius,Camargo,36843664806,Analista de Marketing,+55 48 99142-2409,vh.camargo88@gmail.com,Cristina Pose Turnes,5500
2020-11-16,Rodrigo,Marafelli,12487916656,Desenvolvedor,+5535988835248,marafellirodrigo@gmail.com,Eduardo Alessandro Fiorezi,3000
2020-12-01,Guilherme,Rosa,08822812751,Gerente de Remuneração e Benefícios,+5521976748288,guilherme_rosa@me.com,João Guilherme Barbosa de Amorim,16000

Tenho dados de 3 funcionários e quero comparar com um outro sistema que guarda essas infos, para saber se o campo 7 (gestor), existe, a fim de encontrar o ID. Os 3 gestores existem, porém, meu resultado é o seguinte:

2e927bca-b19b-47f7-8431-1df0222080b7
9d81e9be-7aa8-4782-99a7-ca64d43f7131

2 IDs porque de um lado eu tenho João e do outro, tenho Joao, o que me retorna um ID nulo.

Estou capturando os dados através de uma API e gostaria de comparar as strings não importando como foram inseridas. Já consigo por exemplo, ignorar o case, mas não consigo ignorar os especiais.

É possível fazer com o sed, grep, awk, tr ou qualquer outro?

--
George Robinson
Analista de Suporte