Re: [shell-script-pt] Idiossincrasia do read

From: Arkanon
Subject: Re: [shell-script-pt] Idiossincrasia do read
Date: Wed, 24 Feb 2021 15:11:01 -0300

AH!

"If no names are supplied, the line read, without the ending delimiter but otherwise unmodified, is assigned to the variable REPLY."

Correto! Eu consultei o man e o help, mas não processei as consequências DESSE "versículo" em negrito... :-p

Obrigado, Blau!

Em qua., 24 de fev. de 2021 às 15:03, Blau Araujo <blau@debxp.org> escreveu:
Salve!

Na verdade, o manual do Bash explica esse comportamento:

 > If no names are supplied, the line read,
 > without the ending delimiter but otherwise
 > unmodified, is assigned to the variable REPLY.

https://www.gnu.org/savannah-checkouts/gnu/bash/manual/bash.html#Bash-Builtins

(procure pelo 'read')

Ou seja, pelo que eu entendi, só há separação de palavras com a
especificação de um ou mais nomes para receberem os dados lidos. Sem
isso, o REPLY recebe toda a linha lida sem modificações.

```
:~$ printf '  a  ' | while read -n1 var; do echo "[$var]"; done
[]
[]
[a]
[]
[]

:~$ printf '  a  ' | while read -n1; do echo "[$REPLY]"; done
[ ]
[ ]
[a]
[ ]
[ ]

:~$ printf '  a  ' | while read -N 1 var; do echo "[$REPLY]"; done
[]
[]
[]
[]